Nesta segunda semana do mês de janeiro de 2020 (de 06 a 10), os Analistas-Tributários da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR atuaram na apreensão de 454 kg de cocaína em contêiner carregado com bobinas de papel no Porto de Paranaguá, no Paraná. A ação foi realizada nesta quinta-feira (09), e a droga tinha como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica.

Também na quinta-feira, dia 9, os Analistas-Tributários da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR atuaram na primeira operação do ano no centro de distribuição de remessas postais da cidade. O resultado foi a retenção de 82 volumes irregulares avaliados em aproximadamente R$ 41 mil. As mercadorias foram levadas à sede da Alfândega de Foz do Iguaçu/PR para verificação do conteúdo e da documentação referente à postagem.

Em outra ação realizada na última segunda-feira (06), a equipe da Alfândega da Receita Federal da região de Santos/SP, da qual os Analistas-Tributários fazem parte, localizaram 382 kg de cocaína escondidos em uma carga de exportação cujo destino seria a Europa.

Os 382 kg da droga estavam em carga regular de sucata metálica, acondicionada em “big-bags”, cujo destino final seria o Porto de Hamburgo, na Alemanha.  A carga foi selecionada para conferência por meio de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner. A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação. Em 2019, foram apreendidas mais de 15 toneladas de cocaína no referido porto.

Em uma abordagem de rotina na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, Paraná, em conjunto com a Força Nacional, os Analistas-Tributários atuaram ainda na retenção de centenas de acessórios de informática no dia 9 de janeiro.    Durante a operação conjunta, os servidores notaram uma movimentação estranha de um comboio de três motocicletas originárias do Paraguai. Após a abordagem, foi constatado um fundo falso que continha centenas de acessórios de informática.

Nesta sexta-feira (10), os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e no âmbito da operação Hórus, na retenção de uma caminhonete carregada com mercadorias estrangeiras na BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu/PR.

O veículo foi abordado às 12h30. Além do motorista, havia outras quatro passageiras no carro. Durante a fiscalização, as equipes encontraram mercadorias oriundas do Paraguai sem comprovação de importação regular. Havia eletrônicos, artigos de informática, perfumes, relógios, entre outros. O motorista admitiu que levaria os produtos, avaliados em R$ 35 mil, para o interior de São Paulo, onde os colocaria à venda em sua loja.