O Analista-Tributário da RFB aposentado, Francisco Pinto, da DS Porto Velho promoveu, na última terceira-feira (27/4), um evento de educação fiscal. Ele ministrou palestra sobre legislação tributária com enfoque na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física-IRPF.

A convite da coordenadora do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), Aparecida Francisco Tosti. O palestrante falou para uma plateia de 140 acadêmicos, discorreu sobre os fundamentos legais e doutrinários da declaração do IRPF, a classificação dos rendimentos, e respondeu a dezenas de perguntas dos acadêmicos sobre rendimentos tributáveis, isentos e não tributáveis, de tributação exclusivas na fonte, dependentes legais, e deduções permitidas.

Na oportunidade, o Analista-Tributário aposentado, que também é Secretário de Finanças da DS Porto Velho, distribuiu entre os presentes material do Sindireceita que divulga a importância do papel do Analista-Tributário na Receita Federal, bem como a falta de Analistas-Tributários na área aduaneira e as consequências negativas disso  para Sociedade.