O Analista-Tributário, Antenor Cesar Dalvi, está com sua exposição de trabalhos artesanais em marchetaria, no espaço cultural da Secretaria de Administração do Ministério da Fazenda em Vitória/ES.

O artesão responsável pela confecção das peças expostas é o Chefe do Setec da DRF/Vitória. Antenor Cesar Dalvi é também professor, engenheiro mecânico, desenhista industrial, especialista em redes de computadores e designer.

Antenor esclarece que “marchetaria é a arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos através da aplicação de materiais diversos, tais como madeiras, metais, madrepérolas, pedras, plásticos, marfim, chifres de animais e outros, tendo como principal suporte a madeira”.

Todas as peças são produzidas utilizando como suporte compensado e lâminas de madeira natural ou tingidas, finalizadas com seladora e cera de carnaúba. O processo é realizado manualmente.

As áreas básicas de atuação do artesão são a construção de objetos utilitários, bijuterias, reciclagem de móveis, painéis para decoração, quadros, esculturas e restauração.

O Sindireceita parabeniza o colega, que além de capacidade técnica na área de atuação na Receita Federal do Brasil, desenvolve esse grande talento artístico, comprovado pela beleza de algumas peças apresentadas aqui.