O Analista-Tributário Francisco Pinto

O Analista-Tributário Francisco Pinto, Representa de Educação Fiscal da Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, nesta última sexta-feira (27), ministrou palestra  sobre os serviços do órgão disponíveis pela Internet para treze funcionários da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia-EMATER e do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado-Reca, em Nova Califórnia, que fica no Km 1071, da BR-364, sentido Rio Branco-AC.

O evento, promovido pela delegacia da Receita Federal em Porto Velho, teve como objetivo facilitar o cumprimento das obrigações tributárias pelos produtores ruais e levar conceitos e Educação Fiscal.

O evento foi em parceria com representantes locais da EMATER e do Projeto RECA e foram abordados temas como inscrição, primeira e segunda via do  Cadastro das Pessoas Físicas-CPF gratuitamente e pela Internet.

Em relação ao Imposto de Renda da Pessoa Física, abrangeu-se a legislação e a Declaração de Ajusta Anual.

A Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural-DITR, incluindo obrigação e prazo, inscrição e alteração no Cadastro de Imóveis Rurais e instruções de preenchimento também foi tema da palestra.

O Analista-Tributário avaliou como produtivo o evento.“Foi importante ministrar orientações àqueles funcionários que agora podem repassar a centenas de trabalhadores rurais da região dicas de como resolver na própria localidade e gratuitamente pela Internet seus assuntos junto à Receita, evitando uma viagem de até 720 km de ida e volta”, disse.

Os participantes elogiaram a iniciativa da Receita, já que foi a primeira vez que o órgão se fez presente na localidade levando informações sobre temas corriqueiros dos contribuintes da região. Simone Caifer, Extensionista Agrária da EMATER, disse: “Agora sei como declarar os rendimentos recebidos acumuladamente optando pela tributação mais baixa”. Eunice Sordi, do Projeto RECA declarou: “Foram muito úteis as orientações sobre a consulta e impressão do comprovante do CPF e sobre o código de acesso para os serviços da Receita pela Internet”.

O que é o Projeto RECA

O projeto RECA é um empreendimentos de reflorestamento econômico consorciado e adensado da Associação dos Pequenos Agricultores da Região de Nova Califórnia e reúne cerca de 200 família e envolve por volta de 300 associados. Eles vivem da exploração de produtos como palmito, açaí, cupuaçu e  pupunha. O projeto já foi premiado nacional e internacionalmente por vários vezes, ficando em primeiro lugar na premiação ODM através do governo Federal, categoria Organização Social, em 2008. (Com informações da Delegacia da Receita Federal em Porto Velho/Ascom)

Notícias do Boletim nº 187 de 01 de outubro de 2013

1. Sindireceita se reúne com o superintendente da 2ª RF da RFB
  2. Sindireceita visita a DS Uruguaiana/RS
  3. Presidenta do Sindireceita participa de reuniões com Analistas-Tributários em Belém/PA
  4. Sindireceita cobra celeridade na análise do anteprojeto de Atribuições que está parado na RFB
  5. Analista-Tributário ministra palestra sobre os serviços da Receita disponíveis pela Internet
  6. Analista-Tributário ministra palestra “Autorregularização DCOMP e E-CAC”
  7. Analista-Tributário assume chefia em Jacarezinho/PR
  8. Precatório da Ação dos 13,23% pode chegar ao valor de até R$ 50 mil por pessoa
  9. Sindireceita é parceiro do XVI Congresso de Direito Constitucional em Brasília
  10. Eleições 2013 – Processo eleitoral permite opções de voto
  11. Decisão favorável em Agravo de Instrumento determinando a não incidência de IR sobre os juros moratórios
  12. Sentença favorável no caso da Anac
  13. Atuação do Sindireceita assegura inclusão da Carreira de Auditoria na PEC 339 que propõe a criação do Adicional Noturno
  14. Nota de Esclarecimento – A legalidade, a moralidade e a transparência dos contratados do Sindireceita
  15. Emenda assinada por mais de 190 deputados inclui Analistas-Tributários na PEC 147 que estabelece como parâmetro a remuneração dos ministros do STF
  16. RAV-Devida – Precatórios desbloqueados
  17. Sindireceita acompanha audiência sobre Carreiras Exclusivas de Estado
  18. Comissão Eleitoral alerta mesários para os procedimentos no dia das Eleições 2013
  19. Ação de 13,23% transitado em julgado. Mais uma vitória para a categoria!
  20. Renovação de Registro de Arma de Fogo
  21. Jornais de Campanha das Chapas concorrentes à DEN
  22. Eleições Sindireceita 2013 – Confira qual mesa eleitoral você votará
  23. CEN homologa mesas eleitorais formadas pelas Delegacias Sindicais do Sindireceita