A Delegacia da Receita Federal de Florianópolis/SC e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) celebraram acordo de cooperação técnica e para a instalação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal.

O termo de cooperação técnica para a implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal foi assinado no último dia 18 pelo delegado da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira, e pela reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Luciane Bisognin Ceretta.

Prestigiaram o evento a professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, o professor Leonel Luiz Pereira, o agente da Receita Federal do Brasil em Criciúma, Analista-Tributário Rudimar Mariano, demais professores e estudantes de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Economia, dentre outros.

A instalação do NAF na UNESC reveste-se de grande importância para a comunidade estudantil, principal beneficiada nas suas formações acadêmicas mais qualificadas decorrentes das atividades que serão desenvolvidas, como: vivência prática, palestras, treinamentos, visitas guiadas e orientação contábil e fiscal para pessoas físicas, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos, mas os benefícios multiplicam-se ganhando também os cidadãos e cidadãs por terem acesso mais próximo e mais adequado às suas necessidades proporcionado pela instituição de ensino, finalmente, ganha a Receita pela redução nas demandas presenciais e na minimização de preenchimentos e transmissões errôneas de documentos.


O delegado Saulo Figueiredo Pereira proferiu palestra sobre o tema: Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. Também discorreu brevemente sobre as mudanças estruturais em implantação, além de esclarecer as dúvidas suscitadas pelos estudantes e presentes.

“Tributo e Cidadania” foi o tema da palestra apresentada pelo Analista-Tributário, agente da Receita Federal do Brasil em Araranguá e professor universitário Geraldo Paes Pessoa.

Também participou o Analista-Tributário Rudimar Mariano, importante elo entre a Universidade e a Receita Federal do Brasil na região Sul de Santa Catarina.