Analistas-Tributários atuaram na apreensão de 79 quilos de cocaína que estavam escondidos em um contêiner no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.  A apreensão foi realizada na última quarta-feira, dia 9. A droga foi localizada em um contêiner estava prestes a ser embarcado para a Europa.

Segundo a Alfândega de Santos, tratava-se de uma carga de medicamentos, destinada ao Porto de Antuérpia, na Bélgica. Entretanto, a droga não estava escondida no meio da carga, mas inserida na estrutura da caixa metálica, na parede do fundo, no lugar do isolamento térmico.

De acordo com a Receita Federal, o contêiner foi selecionado para conferência por meio de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Durante a inspeção, o cão farejador sinalizou positivamente para a presença de drogas. Após a sinalização, a equipe abriu a parede do fundo do contêiner e localizou, no seu interior, diversos tabletes de cocaína, que totalizaram 79 quilos.

A droga interceptada pela Alfândega foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização e prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Receita Federal. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Receita Federal do Brasil)