Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram no último domingo, dia 1º, e nesta segunda-feira, dia 02, no âmbito da Operação Muralha/Hórus, na apreensão de 20 kg de substância análoga à maconha e 1 kg de haxixe no Paraná.

A primeira ação ocorreu por volta das 14h de domingo, dia 1º. Os entorpecentes foram encontrados na bagagem de uma passageira de 30 anos, durante fiscalização de um ônibus de linha que faria o trecho Foz do Iguaçu/PR – São Miguel do Iguaçu/PR. A mulher informou que transportaria a droga até São Paulo. A passageira e a droga foram encaminhadas à Polícia Federal para as providências cabíveis.

Já a segunda ação ocorreu por volta das 7h desta segunda-feira, dia 2. A droga foi abandonada atrás de uma cortina em um ônibus vistoriado na barreira montada em São Miguel do Iguaçu. Ninguém foi preso.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

Estas iniciativas estão inseridas no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)