Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de veículos e 500 mil maços de cigarros nesta quinta-feira, dia 23, durante operação conjunta com a Polícia Federal (PF) que investiga contrabando de cigarros na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Sete pessoas foram presas em flagrante por contrabando.

Os cigarros de origem estrangeira foram avaliados em R$ 2,5 milhões. Durante a operação, os servidores acompanharam um caminhão suspeito, que partiu de Cachoeirinha e ingressou em uma propriedade na zona rural de Montenegro. No local, a carga de cigarros passou a ser transferida do veículo para um outro caminhão, momento em que foi realizada a abordagem policial.

Após diligências e obtenção de novas informações, os servidores conseguiram localizar outros três endereços do grupo, sendo dois em Cachoeirinha e um em Sapucaia. Os três endereços eram utilizados como depósito de cigarros estrangeiros. Além da carga, os servidores também retiveram quatro caminhões, um automóvel e uma van utilizados pelo grupo. A droga e os veículos foram encaminhados para a RFB.

Durante a operação, sete pessoas foram presas em flagrante e conduzidas à Polícia Federal. O grupo será indiciado por contrabando e associação criminosa. Posteriormente, as sete pessoas serão encaminhadas ao sistema prisional. (Com informações da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul).

ATRFB em ação

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país. Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.

#sindireceita #analistatributário #receitafederal #aduana #apreensão #fronteira