O Analista-Tributário e chefe do CAC da DRF/Porto Velho, Paulo Henrique Maciel de Queiroz e o Analista-Tributário aposentado e secretário de Finanças da DS Porto Velho, Francisco Pinto, participaram da inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da DRF/Porto Velho com as Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), na capital.

O evento ocorreu na noite da última quinta-feira, dia 4, e contou com a presença do delegado da DRF/Porto Velho, AFRFB  Reriton Weldert Gomes  e seu adjunto, AFRFB Leonardo de Rezende Penhak. Pela FIMCA, estiverem presentes, a professora Catarina Augusta Vaquer Araújo, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e o professor Edney Souza, coordenador dos cursos de Ciências Gerenciais, Gestão Comercial e Gestão Hospitalar.

Paulo Henrique, ministrou uma palestra sobre o NAF e disse que a iniciativa vai favorecer tanto a Sociedade, a Receita Federal, a FIMCA quanto aos acadêmicos. Para o orador, a Sociedade sai ganhando porque vai ter facilidade no acesso aos serviços da Receita com ajuda de acadêmicos treinados para auxiliá-la. E os acadêmicos porque serão melhor preparados para a vida profissional com palestras, oficinas e prática propiciados pelos servidores da Receita e sem custo.

Já o ATRFB aposentado, Francisco Pinto, ministrou mais uma palestra sobre a legislação e a Declaração do IRPF/2019. Ele elogiou a DRF/Porto Velho e a FIMCA pela iniciativa do termo de cooperação que resultou no NAF com a Faculdade. O palestrante discorreu sobre a legislação e a doutrina da Declaração de Ajuste Anual-DAA, a partir do artigo 153, III, da CF/1988, Código Tributário Nacional, e sucessivos Regulamentos do Imposto de Renda-RIR até o atual (Dec. 9.580/2018). Francisco Pinto falou ainda sobre a classificação dos rendimentos, o que é permitido e o que não é permitido deduzir dos rendimentos, dentre outras informações.

Cerca de 200 acadêmicos e cinco professores da FIMCA estiveram presentes ao evento e a imprensa deu cobertura.

A mesma palestra foi ministrada pelo secretário de Finanças da DS Porto Velho, no dia 2 de abril para cerca de 62 acadêmicos da Faculdade FAEL, em Ariquemes/RO, a 200 km da capital, Porto Velho.