Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram nesta terça-feira, dia 27, de uma operação que resultou na retenção de mercadorias importadas de forma irregular em estabelecimentos comerciais no Paraná.

A primeira ação ocorreu em um hotel na Vila Portes. Quando a equipe chegou ao local flagrou três pessoas carregando mercadorias para dentro de um hotel. A equipe tentou abordá-los, porém os hóspedes correram para dentro do estabelecimento e se trancaram em um dos quartos. Imediatamente, a equipe cercou o local e retiveram as mercadorias que os hóspedes jogavam pela janela.

Em momento posterior, ainda durante as fiscalizações de rotina, a equipe avistou movimentações suspeitas em uma agência de turismo na Vila Paraguaia. Ao entrarem no estabelecimento encontraram diversas mercadorias importadas sem identificação do proprietário.
O proprietário do local, que é estrangeiro, não apresentou o alvará de funcionamento da empresa. Além disso, nos registros da RFB, a empresa consta com sede em São Paulo. As mercadorias sem identificação foram retidas.

Ninguém foi preso, porém serão enviadas representações fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. Estima-se que as mercadorias ultrapassem o valor de R$ 88 mil. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)