Analistas-Tributários da Receita Federal participaram na manhã desta sexta-feira, dia 24,  da retenção de uma carreta e um ônibus transportando mercadorias ilegais na região da Ponte Internacional da Amizade/PR.

A ação faz parte da Operação Câmara Técnica, realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Secretaria da Fazendo do Município de Foz do Iguaçu/PR.  O objetivo é atuar de forma intensiva em locais preestabelecidos que apresentem reflexos diretos e indiretos na área de Segurança Pública do Município, bem como assegurar a ordem pública contra a violência e criminalidade.

A viatura da receita federal  realizou um acompanhamento tático e acabou encontrando a carreta carregada de calçados sem notas fiscais no bairro Juripa/PR. O ônibus foi encontrado em momento posterior na vila Portes/PR. Estava estacionado, sem passageiros, com inúmeras caixas com calçados. Além disso, 1.200kg de cebola, 200kg de alho, bebidas, óleo de girassol, 5 pneus de caminhão e ervas de tererê, todos de origem estrangeira, sem documentação de importação regular foram retidos.

Os veículos e as mercadorias foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu para os procedimentos legais. Estima-se que os calçados dos dois veículos somam mais de R$ 400 mil, já as demais mercadorias alcançam o valor de R$ 40 mil.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)