Analistas-Tributários da Receita Federal participaram na noite de sábado, dia 25, durante fiscalização de rotina no âmbito da Operação Muralha, de ação conjunta com policiais do Batalhão de Polícia da Fronteira (BPFron) e o Exército, que resultou na apreensão de maconha e haxixe no Paraná.

Por volta das 23h, durante abordagens, um ônibus que fazia a linha Dourados/MS – Londrina/PR recebeu ordem de parada. Iniciou-se uma fiscalização no bagageiro do veículo, o que levou os servidores a suspeitarem de uma mala que pertencia a uma das passageiras. Após vistoria na bagagem, foram encontrados mais de 30 tabletes de maconha, aproximadamente 25kg, além de alguns gramas em haxixe.

A passageira foi presa em flagrante e encaminhada com os entorpecentes para a Polícia Federal de Guaíra/PR para os procedimentos legais cabíveis.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

A Operação Muralha é coordenada pela Receita Federal em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP), Justiça Estadual, Ministério Público Estadual da Comarca de São Miguel do Iguaçu e Receita Estadual do Paraná. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)