Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil participaram na tarde desta terça-feira, dia 14, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, de ação conjunta com a Força Nacional e o BPFron que resultou na retenção de mais de 2500 óculos na Ponte Internacional da Amizade, no Paraná.

A ação ocorreu por volta das 14h, em uma caminhonete com placa argentina ocupada apenas pelo motorista. Ao iniciar inspeção detalhada no veículo, as equipes encontraram sete caixas carregadas com diversos óculos no porta-malas.

A quantidade de mercadorias caracteriza destinação comercial. O valor da mercadoria é aproximadamente de R$ 21 mil.

O motorista e o veículo foram liberados, porém será enviada ao Ministério Público uma representação fiscal para fins penais para apuração dos ilícitos.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)