Os Analistas-Tributários da Alfândega de Viracopos, em especial da Equipe de Controle de Mercadorias Apreendidas, tiveram o seu trabalho reconhecido pelo prefeito da cidade, Jonas Donizette (PSB/SP), que conferiu nesta quarta-feira, dia 08 de novembro, uma carta de agradecimento aos servidores da unidade. A entrega foi feita ao inspetor chefe da Receita Federal de Campinas/SP, Antônio Leal, que recebeu a homenagem em nome de todos os servidores que atuam na repartição. Os Analistas-Tributários Luís Antônio Schincaglia e Márcia Helena Matiuzzi de Oliveira estiveram presentes no evento, representando a Equipe de Controle de Mercadorias Apreendidas que é composta por quatro ATRFBs.

A homenagem aconteceu em uma cerimônia de agradecimento à Alfândega de Viracopos pela doação, ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, de um lote de medicamentos oncológicos provenientes de apreensão. De acordo com o prefeito da cidade, Jonas Donizette, as ampolas recebidas pela unidade hospitalar são utilizadas para tratamento de um tipo raro de câncer e o que foi doado é suficiente para cerca de seis meses de uso. São cerca de cem ampolas, no valor de aproximadamente R$ 2 milhões (cada uma custa R$ 20 mil), isso equivale a quase 20% do montante recebido mensalmente por hospitais conveniados.

“Os medicamentos foram apreendidos pela alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos por motivos legais. Em vez de serem desperdiçados, foram doados para a saúde municipal. Essa é a boa parceria: Prefeitura e alfândega de Viracopos em benefício da população, principalmente em uma situação de bastante cuidado e atenção, que é o tratamento de câncer”, afirmou o prefeito.

A Receita Federal costuma doar apreensões para diversas entidades, como a USP e a Unifesp. No entanto, essa doação para o Mário Gatti faz parte de um trabalho para atender entidades da região de Campinas. Dentre as várias etapas que ocorreram, tendo em vista a celeridade que se exigia por se tratar de medicamento (triagem da mercadoria, auto de Infração, prazos processuais), coube à Equipe de Controle de Mercadorias Apreendidas procurar um possível beneficiário dessa doação.

O Sindireceita parabeniza os colegas pela dedicação à Receita Federal e, principalmente, a toda sociedade. (Com informações da Prefeitura de Campinas).