Na última terça-feira, dia 7 de julho, em ação rotineira de gerenciamento de riscos aduaneiros, servidores da Seção de Vigilância Aduaneira da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com a atuação de Analistas-Tributários, realizaram a apreensão de relógios e acessórios para telefone celular, em fiscalização de voos domésticos realizada no terminal de passageiros do aeroporto.

Na fiscalização do voo procedente de Guarulhos, foi identificado um passageiro que transportava seis malas contendo grande quantidade de produtos de origem estrangeira.

Ao ser questionado pela fiscalização aduaneira sobre a documentação das mercadorias, o passageiro declarou que não tinha as notas fiscais de compra, nem outro documento hábil para comprovar que as mercadorias foram importadas de acordo com as normas aduaneiras do Brasil.

A ação de vigilância aduaneira resultou na apreensão de cerca de 1.100 relógios e 420 acessórios de telefones celular, dentre os quais baterias, cabos de carregador e telas (display) de telefone celular.

O trabalho da Receita Federal visa combater o comércio de mercadorias introduzidas no país de forma irregular, que gera concorrência desleal, fomenta o desemprego e expõe o consumidor final a riscos na utilização de produtos que não cumprem as normas legais.

A Receita Federal permanece, mesmo durante a pandemia da Covid-19, realizando normalmente suas ações de combate ao contrabando e descaminho no aeroporto de Manaus.

 (Com informações da Receita Federal).

ATRFB em ação

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.

#sindireceita #analistatributário #receitafederal #Aduana #Apreensão #Fronteira