Analistas-Tributários da Receita Federal participaram na noite de segunda-feira (17), em abordagem de rotina realizada por servidores da Receita Federal e Policiais Federais no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/PR da apreensão de equipamentos de fibra ótica de alto valor agregado.

Por volta das 19h00, ao inspecionar a mala de um casal brasileiro através das imagens produzidas pelo aparelho escâner da Receita Federal, notou-se a presença de equipamentos diversos dentro das malas de um casal que viajava com destino à São Paulo/SP. Após inspeção física em suas bagagens, constatou-se que se tratavam de equipamentos e acessórios de fibra ótica de alto valor agregado, aparelhos celulares, uma lente fotográfica e algumas memórias. Ao ser questionado, o viajante alegou que adquiriu as mercadorias para usar em sua empresa que fornece serviços de internet fibra ótica na cidade de São Paulo/SP.

Os itens foram apreendidos e contabilizados em mais de R$ 41 mil. Os viajantes foram liberados, porém será enviada ao Ministério Público uma Representação Fiscal para Fins Penais para apuração dos ilícitos.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.