Analistas-Tributários da Receita Federal participam, na tarde de segunda-feira (17), durante abordagem de rotina, juntamente com servidores da Receita Federal e Policiais Federais de plantão no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/PR da apreensão de ouro de posse um viajante coreano.

Por volta das 16h30, durante inspeção de bagagens no aparelho escâner da Receita Federal, os servidores perceberam a presença alguns itens que pareciam pedaços de metais com grande densidade na bagagem de um viajante. Após verificação das malas e dos metais, constatou-se que se tratava de pedaços de ouro, revestidos com uma camada de tinta de cor cinza, que totalizaram 1,5 Kg.

O viajante, um homem de nacionalidade coreana, alegou que entrou no Brasil através do Paraguai e que lá recebeu o ouro como forma de pagamento por um serviço prestado.

Diante dos fatos, o viajante foi encaminhado juntamente com o ouro para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, sob suspeita do crime de evasão de divisas.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.