Analistas-Tributários da Receita Federal participaram nesta terça-feira (31), no âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e Força Nacional da apreensão de 223,05 quilos de maconha.

A ação ocorreu por volta das 7 horas, quando uma Van paraguaia, que atravessava a Aduana foi abordada. O veículo era ocupado apenas pelo condutor, um homem paraguaio. Ao notar o nervosismo do motorista, indagou-se sobre o que ele transportava, o condutor então declarou não haver nada no interior do veículo. Diante dos fatos, foi iniciada uma fiscalização minuciosa, que acabou por revelar diversos tabletes de substância análoga à maconha, ocultos em fundos falsos tanto sob o assoalho quanto no motor. Em determinado momento durante a vistoria, o condutor empreendeu fuga a pé sentido Jardim Jupira. Um acompanhamento tático foi imediatamente realizado, porém sem sucesso em localizar o indivíduo.

A Van e a droga, pesada em 223,05 quilos, foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal, para os procedimentos legais cabíveis.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e tem como foco o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.