Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de 935 quilos de cocaína no Porto de Santos, nesta terça-feira, 21/11. A droga seria enviada para o exterior.  A cocaína estava  oculta  no  meio  de  proteína  de  soja  concentrada estufada em dois contêineres (acondicionadas em “liner bag dry” para contêiner), em um carregamento  de dez contêineres, cujo destino  final  seria  o porto de Bilbao,  na Espanha, com baldeação em Algeciras, também naquele país.

As  fotos  demonstram  a  dificuldade  dos  procedimentos,  onde  o sucesso  só  foi  possível  graças  ao  gerenciamento  e  análise  de  risco  da  operação envolvida, utilização de imagens de escâneres e participação da equipe de cão de faro da Alfândega do Porto de Santos.

Na primeira verificação foram encontrados 833 quilos de cocaína e, após um segundo escaneamento dos contêineres, mais 102 quilos, totalizando 935 quilos da droga. Atendendo as atribuições e prerrogativas legais de cada órgão, a droga  apreendida  foi  entregue  à guarda  da Delegacia  de Polícia  Federal de  Santos, que prosseguirá com as investigações.

Com esta  apreensão,  a  vigésima  quarta  do  ano,  a Receita Federal superou  o montante apreendido durante todo o ano de 2016.

2016 – 10.622,40 kg (em 22 operações)

2017 – 11.539,69 kg (até a 24ª operação)