Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram na última quinta-feira, dia 11, de apreensão de acessórios de informática durante abordagem realizada na aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR. A ação ocorreu no âmbito da Operação Fronteira Integrada, que conta com a participação de servidores da RFB, de policiais do BPFron e da Força Nacional.

Por volta das 22h, os servidores realizaram uma abordagem de rotina a uma van de placas paraguaias, ocupada por condutor, um paraguaio de 28 anos, e três passageiros, sendo eles mãe, filha e sobrinho. Os servidores constataram grande quantidade de mercadorias diversas no veículo, sem irregularidade quanto à cota de isenção permitida para cada um dos ocupantes. Entretanto, ainda durante a averiguação, os servidores encontraram, em um fundo falso debaixo de um dos bancos traseiros, uma grande quantidade de acessórios de informática. Questionado sobre a mercadoria oculta, o motorista afirmou não saber de sua existência e que somente estava conduzindo a Van para o seu “patrão”. O veículo e as mercadorias ocultas foram apreendidos em nome do condutor. Após valoração, a apreensão totalizou aproximadamente R$ 23 mil reais.

Operação Fronteira Integrada

A Operação Fronteira Integrada faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016. A ação tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras e tem como foco o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.