Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de um caminhão com grande quantidade de tabaco aromatizado (essências de narguilé) na manhã desta terça-feira (31). A apreensão ocorreu durante fiscalizações de rotina no âmbito da Operação Muralha ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR, em ação conjunta com policiais do BPFron.

A abordagem ocorreu por volta das 9h30 a um caminhão com placas de Matelândia/PR que havia recém-saído da Ceasa com destino a Matelândia/PR. Aparentemente era um veículo utilizado para o transporte de verduras, porém, ao proceder a inspeção no veículo, foram encontradas 960 unidades de essência de narguilé e similares ocultas entre diversas caixas vazias no caminhão.

Estavam no veículo o condutor e um passageiro. O primeiro, um homem de 28 anos de idade, alegou que receberia R$ 450,00 para transportar a mercadoria até um posto de combustível na cidade de Matelândia. Devido à grande quantidade, o caminhão foi lacrado e encaminhado para a Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu. Após inspeção completa no veículo e contagem das mercadorias, o valor alcançou R$ 12 mil.

A Operação Muralha, que envolve servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Paraná, Polícia Militar do Paraná BPFRON, Marinha e Exército brasileiros, teve início no dia 3 de maio, sem prazo de encerramento.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.