Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de caminhão frigorífico carregado com grande quantidade de mercadorias ocultas sobre a carga de alimentos perecíveis na manhã desta segunda-feira (02). A apreensão ocorreu durante fiscalizações de rotina por servidores da Receita Federal de Foz do Iguaçu e de Cascavel.

A abordagem a um caminhão com placas de Curitiba/PR ocorreu por volta das 7h, próximo ao KM 601 na BR-277. Inicialmente o veículo apresentava todas as formalidades legais exigidas, como o lacre da empresa frigorífica, documentação fiscal dos alimentos e comprovação de carregamento. Porém, ao proceder com a inspeção no veículo, os servidores encontraram grande quantidade de mercadorias ocultas na parte superior da câmara frigorífica do caminhão, que foi lacrado e encaminhado para a Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu.

O motorista alegou que as mercadorias eram suas e que as levaria para a cidade de Curitiba/PR, sendo necessários sete pallets para seu acondicionamento. Dentre os itens contrabandeados foram encontrados acessórios para celulares, eletrônicos, vestuário e cosméticos, em sua maioria, totalizando aproximadamente R$ 130 mil.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.