Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de grande quantidade de celulares na tarde deste domingo (22). A apreensão ocorreu durante fiscalizações de rotina no âmbito da Operação Muralha na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR, em ação conjunta com policiais do BPFron e da Força Nacional.

Por volta das 14h, os servidores deram ordem de parada a um ônibus de linha internacional de placas paraguaias que cruzava a fronteira com destino a São Paulo/SP. Durante verificação no interior do veículo, foram encontrados alguns volumes não identificados contendo vários aparelhos de celular soltos. Durante entrevista, um dos passageiros, um homem de aproximadamente 35 anos, assumiu a propriedade de apenas um destes volumes, mas com as evidências pesando sobre si, acabou confessando que todos eram seus. Em um segundo momento, após vistoria no bagageiro do ônibus, foram encontradas as caixas e acessórios dos celulares. Ao todo havia 84 celulares, totalizando R$ 30 mil. As mercadorias foram apreendidas e o passageiro liberado.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.