Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) e demais funcionários do órgão realizaram mais uma ação de repressão ao contrabando e descaminho, no início da manhã desta quinta-feira, dia 30. A fiscalização aconteceu em estradas rurais situadas no município de Santa Terezinha de Itaipu/PR, onde foram interceptados cinco veículos que transportavam mercadorias que entraram no país irregularmente, em valor superior a R$ 250 mil. Os trabalhos fazem parte da operação Fronteira Blindada.

A equipe da RFB recebeu uma denúncia anônima sobre um comboio de veículos com contrabando que iria passar por estradas vicinais, conhecidas como “desvio de Santa Terezinha”. Esse caminho é usado como rotas alternativas trafegada pelos contrabandistas para fugirem dos postos de fiscalizações presentes na rodovia BR-277.

Os servidores da Receita perceberam a aproximação de um comboio de carros e montaram uma barreira na estrada. Os condutores dos veículos perceberam o bloqueio e começaram a retornar por caminhos alternativos, adentrando em lavouras da região, que mesmo com a tentativa de fuga alguns foram presos.

Os veículos apanhados foram um Ford/Fiesta com placa de Santo Antônio da Alegria/SP, que transportava grande quantidade de eletrônicos, cujo valor foi estimado em R$ 80.000,00; dois GM/Astra, sendo um com placa de Ribeirão Preto/SP e outro com placa de Araçatuba/SP; um GM/Montana com placa de Balneário Camboriú/SC; e um GM/Vectra com placa de São Lourenço d’Oeste/SC. Estes últimos quatro veículos estavam abarrotados de cigarros, num total estimado de 44 mil maços, no valor de R$ 176 mil.

O motorista do veículo Vectra foi preso e conduzido à Polícia Federal, em Foz do Iguaçu. Ele receberia R$ 300,00 para levar o veículo até a cidade de Ubiratã/PR. Os demais condutores acabaram abandonando os veículos quando as viaturas oficiais se aproximaram, embrenhando-se em matagais existentes na região.

Os veículos com as mercadorias foram encaminhados à sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu para posterior verificação e contagem, bem como para a lavratura dos competentes autos de infração visando à aplicação da pena de perdimento. (Com informações da Assessoria de Comunicação Delegacia da Receita Federal do Brasil de Foz do Iguaçu-PR).

Notícias do Boletim nº 022 de 31 de janeiro de 2014

1. URGENTE – Concurso de Remoção 2014 para Analistas-Tributários – Inscrições apenas nos dias 3 e 4
  2. Nomeação dos 691 aprovados no concurso fortalece a luta pela ampliação da presença do Analista-Tributário na RFB
  3. Sindireceita reivindica demandas da categoria à Secretaria da Receita Federal do Brasil