Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de maconha localizada em ônibus de turismo e grande quantidade de mercadorias descaminhadas em veículos de passeio na última sexta-feira (17), por volta das 18h44. A apreensão ocorreu durante ações realizadas no âmbito da Operação Muralha em ação conjunta com servidores da Receita Federal e policiais do BPFron.


Durante fiscalização de rotina, uma movimentação em um hotel localizado no centro da cidade de São Miguel do Iguaçu/PR levantou suspeita dos servidores. Um veículo Cobalt com placas de Goiatuba/GO estava sendo carregado com uma grande quantidade de mercadorias pelo condutor, um homem de 60 anos de idade, que estava com a esposa e o filho portador de deficiência, hospedado no hotel. Após iniciar-se a inspeção no veículo, foi localizado um volume muito alto de eletrônicos que estava no porta-malas e no banco traseiro. Em entrevista ao condutor, ele alegou que as mercadorias eram para o uso próprio e para presentear, tendo como destino a cidade de Goiatuba/GO, porém, as afirmações se contrapunham a grande quantidade de mercadoria que caracterizava destinação comercial a qual foi retida, totalizando aproximadamente R$ 20 mil.

Mais tarde, às 20h55, um ônibus de turismo que seguia de Foz do Iguaçu/PR com destino a Florianópolis/SC foi abordado na barreira de fiscalização próxima ao pedágio de São Miguel do Iguaçu. Durante a fiscalização interna no veículo, com o auxílio de um cão farejador, os servidores apreenderam em flagrante uma jovem de 20 anos de idade portando 325 gramas de substâncias análogas à maconha e também sementes de maconha que seriam entregues em Florianópolis/SC para o possível cultivo dessas substâncias. A passageira e a droga foram encaminhadas até a Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu para as providências cabíveis legais.