Analistas-Tributários participaram da apreensão de grande quantidade de carne bovina nesta quinta-feira (04), em abordagem realizada na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, em ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional.

Por volta das 13h30, um veículo de turismo com placas de Foz do Iguaçu/PR foi abordado quando atravessava a Aduana sentido Brasil. Estavam no veículo o condutor e uma passageira, aparentemente com sinais de nervosismo. Iniciou-se, desse modo, uma fiscalização mais detalhada no interior do carro, constatando-se que o porta-malas estava carregado por carnes bovinas. Ao serem indagados, a passageira alegou possuir cerca de 120 kg de carne que seriam levados para uma festa, o que não condizia com a realidade. Cerca de 400 kg da carne foram encontrados no interior de uma mala a qual estava forrada com um plástico preto e onde também as carnes estavam sobrepostas desordenadamente, sem nenhum cuidado ou refrigeração no bagageiro do veículo.

O veículo foi retido e as carnes apreendidas foram encaminhadas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para os procedimentos cabíveis.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR).