Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de pneus clandestinos e eletrônicos em grande quantidade, na última quinta-feira (15). A apreensão ocorreu durante ação conjunta realizada por servidores da equipe de repressão da Receita Federal e policiais do BPFron

A primeira ação ocorreu por volta das 6h em um hotel localizado às margens da BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu/PR. Um veículo, com placas de Ribeirão Preto/SP, foi localizado no momento do carregamento de algumas mercadorias. Ao perceberem a presença da viatura, as duas pessoas que estavam próximas ao carro evadiram-se correndo às pressas.

Imediatamente, a equipe de fiscalização iniciou um acompanhamento tático dos suspeitos. Conseguiu abordar um deles, o qual estava em poder da chave do veículo. Em seguida, iniciou-se uma vistoria preliminar no interior do veículo. Constatou-se que os bancos traseiros e porta-malas estavam carregados com perfumes e eletrônicos, dentre eles: roteadores, celulares e acessórios. As mercadorias, o veículo e o condutor foram encaminhados para a Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu. O veículo foi retido. As mercadorias apreendidas totalizaram aproximadamente R$ 40 mil.

Ainda no mesmo dia, por volta das 9h, a equipe de repressão identificou uma movimentação suspeita em um estacionamento localizado na região da Vila Portes. Iniciou-se uma vistoria para checar possíveis irregularidades. Durante a fiscalização, foram encontrados dois veículos, com placas paraguaias, carregando pneus novos e alguns volumes armazenados no estabelecimento. Os veículos e os pneus foram encaminhados para a Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu para os procedimentos legais cabíveis.

O proprietário do estabelecimento não possuía nenhuma documentação de importação regular, logo os pneus foram apreendidos e encaminhados para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Ao todo, foram apreendidos 21 pneus, totalizando aproximadamente R$ 2.050,00. (Com informações da Assessoria de Comunicação de Foz do Iguaçu/PR)