Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de grande quantidade de maconha e de cabelo humano, no último fim de semana. A apreensão ocorreu durante ação conjunta realizada por servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional, na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, no âmbito da Operação Fronteira Integrada.

A primeira abordagem ocorreu no sábado (17), por volta das 20h, a um carro Toyota, com placas paraguaias, que travessava a fronteira sentido Foz do Iguaçu/PR. O veículo era conduzido por um homem de 22 anos de idade e de nacionalidade paraguaia, o qual apresentava sinais expressivos de nervosismo, levantando suspeitas dos servidores. Após abordagem, foi solicitado ao homem que descesse do carro para uma fiscalização mais detalhada. Durante revista no interior do veículo, foram encontrados, ocultos no assoalho, 23 tabletes de substância análoga à maconha, aproximadamente 25 quilos. O condutor alegou que receberia R$ 200 para transportar a droga do país vizinho até o território brasileiro. O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado com a droga e o veículo para a Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu/PR para os procedimentos legais cabíveis.

Já na madrugada de domingo (18), por volta das 3h, foi abordado um veículo, com placas paraguaias, ocupado pelo condutor e um passageiro. Durante revista veicular, foram encontrados debaixo dos bancos, tanto do condutor quanto do passageiro, centenas de mechas de cabelo humano, que totalizaram aproximadamente 23 quilos no valor estimado em R$ 23 mil. Os ocupantes do veículo afirmaram apenas que revenderiam o cabelo na cidade de Foz do Iguaçu. Ambos foram liberados e devem responder posteriormente pelo crime de descaminho. (Com informações da Assessoria de Comunicação de Foz do Iguaçu/PR)