Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram, na manhã desta quarta-feira, dia 3, da apreensão de grande quantidade de celulares, eletrônicos, simulacros de arma de fogo e carregadores, durante fiscalização de rotina na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR. A ação ocorreu no âmbito da Operação Fronteira Integrada, que conta com a participação de servidores da RFB, de policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da Força Nacional.

Duas abordagens resultaram na apreensão. A primeira ocorreu por volta das 11h, quando os servidores abordaram uma van com placas do Paraguai, ocupada por dois passageiros. Na ocasião, o condutor do veículo alegou que ambos fariam compras em um supermercado brasileiro. Após verificação minuciosa, foram encontrados dois compartimentos sob os bancos dianteiros. No fundo falso foram verificados 42 celulares entre outros eletrônicos.

O valor das mercadorias totalizou aproximadamente R$ 34 mil. O veículo foi retido e os passageiros foram liberados. Será enviada ao Ministério Público uma Representação Fiscal para Fins Penais para apuração dos ilícitos.

Pouco tempo após esta apreensão, por volta das 11h30, os servidores abordaram um carro com placas paraguaias que entrava no território brasileiro. Durante a verificação, foram encontrados no bagageiro do veículo 12 simulacros de arma de fogo e 24 carregadores. As mercadorias foram apreendidas e os passageiros foram liberados. Assim como na apreensão anterior, será enviada ao Ministério Público uma Representação Fiscal para Fins Penais para apuração dos ilícitos. (Com informações da Assessoria de Comunicação de Foz do Iguaçu/PR)