Na tarde desta terça-feira (2), em abordagem realizada na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional, resultou na apreensão de um homem portando uma arma de fogo. A ação contou com a participação de Analistas-Tributários. Próximo das 17h, iniciou-se uma abordagem a uma moto de placas paraguaias que trafegava em sentido a Foz do Iguaçu/PR. A motocicleta era conduzida por um homem de nacionalidade paraguaia de 33 anos que levava como passageiro um brasileiro de 25 anos. Ambos apresentaram sinais de nervosismo no momento da abordagem, motivando uma fiscalização detalhada. Em seguida, durante revista pessoal, foi encontrado um revólver calibre 32 oculto junto ao corpo no passageiro, na altura da cintura. O passageiro assumiu ter comprado a arma no Paraguai, sendo imediatamente preso em flagrante.

Assim como o passageiro, o motociclista e o revolver foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para as providências cabíveis.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu. (Com informações da DRF Foz do Iguaçu/PR).