A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu iniciou nesta segunda-feira (29), um curso de Acautelamento de Arma Institucional (C.40) em Medianeira/PR. O treinamento segue até a próxima sexta-feira (3) e é direcionado aos servidores da Receita Federal que participarão de operações de prevenção e repressão ao contrabando e descaminho.

O curso é ministrado por instrutores da Receita Federal por meio de aulas teóricas e práticas, e conta com a participação de 30 treinandos de várias regiões do País. O conteúdo aborda temas como direitos humanos, legislação referente ao uso de armamento, uso legal e progressivo da força, além de aulas práticas de tiro durante as quais foram feitas simulações de situações de confronto armado.

A Receita Federal atua de forma cada vez mais incisiva na repressão de crimes transfronteiriços, como o contrabando e o descaminho, e tem alcançado ótimos resultados nesse combate. A exposição dos servidores a altos riscos nas ações de repressão é uma constante e a realização de treinamento altamente especializado, como o de acautelamento de arma institucional, torna-se imprescindível ao exercício dessa atividade.

Assista aqui ao vídeo do curso: