Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram, na última terça-feira, dia 5, da retenção de dois ônibus com grande carga de medicamentos e mercadorias e de um veículo de passeio carregado de agrotóxicos, na BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu/PR. A ação foi realizada de forma conjunta entre a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da RFB e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Foz do Iguaçu/PR. O valor estimado dos produtos retidos é de aproximadamente R$ 370 mil.

Os dois ônibus e o veículo foram abordados por possuírem características suspeitas. Após a inspeção detalhada do veículo, os servidores constataram a presença de agrotóxicos, que seriam entregues em Cascavel/PR. Nos dois ônibus, também inspecionados durante a ação, foram encontrados medicamentos nos compartimentos de bagagens e no interior da cabine de passageiros. Um teria como destino Londrina/PR e outro Ibiporã/PR.

Os veículos foram escoltados até a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Será enviada ao Ministério Público uma representação para fins penais para apuração dos ilícitos. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR).