Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de armas, munições e medicamentos em fundo falso de um veículo nesta quinta (5). A apreensão ocorreu durante fiscalizações de rotina no âmbito da Operação Muralha ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR em ação conjunta com policiais do BPFron.

Por volta do meio dia, servidores da RF realizaram abordagem a uma pick-up Strada. Dentro do veículo estavam dois homens, ambos com mercadorias dentro da cota, porém um deles apresentou um nervosismo excessivo, o que levou aos servidores a realizar uma inspeção mais minuciosa no carro resultando na descoberta de dois compartimentos ocultos, um na parte de baixo do veículo e outro na lateral interna da caçamba. Nos fundos falsos foram encontradas quatro pistolas, sendo três 9mm e uma calibre 22; dois revólveres calibre 38, 302 munições e aproximadamente 50 cartelas de anabolizantes e disfunção erétil.

O condutor e o passageiro, um deles já com passagem por receptação, eram de Passos/MG e alegaram que as armas eram para o uso próprio. Ambos foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia da Policia Federal.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON.