10
Analistas-Tributários da Receita Federal participam, desde o dia 2 de maio, da Operação Muralha deflagrada na região de Foz do Iguaçu/PR. Desde o início da operação, os Analistas-Tributários realizam ações de fiscalização e controle aduaneiro, combatendo o tráfico de drogas, de armas, o contrabando e o descaminho de mercadorias na tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina. A operação, a partir do dia 30, passou a contar com o reforço do Exército. A ação coordenada pela Receita Federal e em parceria com a Marinha e as polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil não tem prazo para terminar.

34
Para execução da Operação Muralha, foi montada uma estrutura na praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu, que funciona 24 horas por dia, por tempo indeterminado. As ações contam com auxílio de cães farejadores, scanners de bagagem, de veículos e do helicóptero da Receita Federal, além das equipes volantes atuando na região. O objetivo é prevenir e combater os crimes de contrabando e descaminho, tráfico de drogas, armas, munições, medicamentos e outras práticas criminosas, em especial com enfoque em produtos que ingressam no Brasil vindos do Paraguai.

31

Durante esta quarta-feira, dia 1º, o diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos, acompanhou o trabalho dos Analistas-Tributários em mais um dia da Operação Muralha. Ao longo de todo período, os Analistas-Tributários realizaram abordagens de veículos e seleção de contribuintes, verificação física, utilização de scanners, apreciação de documentação, além de outras ações de fiscalização e controle aduaneiro.

25

Desde o início da operação, que conta a presença constante do Analista-Tributário, foram apreendidos o equivalente a R$ 3 milhões em mercadorias contrabandeadas do Paraguai e tirados de circulação quase 3 toneladas de drogas, em especial maconha, mais de 2,7 toneladas, cocaína, 1,8 kg, e crack, 1,5 kg, além de 113 mil frascos e comprimidos de anabolizantes, duas armas, 794 cartuchos de munição. No total, 29 pessoas foram presas. (Com informações da Assessoria de Comunicação da DRF de Foz do Iguaçu/PR)

15