Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) retiveram na manhã desta quarta-feira, dia 6, dois veículos com mercadorias em fundo falso durante fiscalização de rotina na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR. A ação ocorreu no âmbito da Operação Fronteira Integrada, que conta com a participação de servidores da Receita Federal, policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da Força Nacional.

Por volta das 10h, os servidores abordaram um táxi paraguaio ocupado apenas pelo condutor. Durante a inspeção detalhada, foi encontrado um fundo falso no assoalho do veículo, no qual haviam baterias, displays LCDs de telefones celulares e relógios. As mercadorias foram avaliadas em mais de R$ 7 mil. O veículo foi retido e o motorista liberado, porém será enviada ao Ministério Público uma Representação Fiscal para Fins Penais para apuração dos ilícitos.

Posteriormente, ao meio-dia, os servidores abordaram uma Van paraguaia também ocupada apenas pelo condutor. Durante verificação no veículo, um fundo falso foi encontrado na parte traseira contendo diversos celulares e utensílios para pesca. Os produtos foram avaliados em mais de R$ 18 mil. O veículo foi retido e o motorista liberado, porém será enviada ao Ministério Público uma Representação Fiscal para Fins Penais para apuração dos ilícitos. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR).