A atuação do cão de faro Odin, que integra a Equipe K9 da Receita Federal do Brasil (RFB) em Manaus/AM, foi tema de reportagem do programa Balanço Geral, da Record TV Manaus, exibida no último sábado, dia 23. Odin atua há dois anos na RFB e tem como condutor o Analista-Tributário Roberto Cesarino.

Quase uma tonelada de drogas foi localizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, desde 2017, com a ajuda do cão de faro. Ainda de acordo com a reportagem, o trabalho de Odin elevou o número de apreensões e prisões de passageiros portando ilícitos no local. “Nesses dois anos, a gente quase dobrou o número de apreensões de drogas e foram ocasionadas prisões por ação do Odin e seu condutor. É uma grande ferramenta de proteção da sociedade”, afirmou à reportagem o delegado da Alfândega da RFB no aeroporto, Eduardo Badaró.

Odin tem quatro anos de idade e foi treinado no Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal (CNCF K9) localizado em Vitória/ES. Além da identificação de entorpecentes, o animal também ajudou a encontrar corpos de pessoas vítimas de homicídio e desaparecidos. Para atuar em Manaus, Odin recebeu treinamento intensivo. “Eu poderia estar aposentado há mais de seis anos, mas, enquanto eu tiver forças, não vou me aposentar. É muito prazeroso trabalhar com um cão desse. Com os resultados que ele dá, a gente pode contribuir para diminuir esse malefício que é o tráfico e o uso de drogas na sociedade”, declarou à reportagem o Analista-Tributário Roberto Cesarino, condutor de Odin.

Confira abaixo a reportagem completa: