Produtividade e construção coletiva de propostas que pavimentarão o futuro dos Analistas-Tributários marcaram os três dias de Plenária Nacional do Planejamento Estratégico, realizada de 4 a 6 de maio, em Brasília/DF. O encontro contou com a presença de 63 Analistas-Tributários credenciados, que debateram e deliberaram durante aproximadamente 11 horas de evento. Ao todo, 47 participantes se pronunciaram durante a reunião, apresentando suas opiniões e perspectivas sobre os temas tratados aos colegas.

De acordo com o coordenador geral do Planejamento Estratégico e diretor de Estudos Técnicos da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, Eduardo Schettino, a Plenária Nacional trará bons frutos à categoria. “Não há como mensurar o que plantamos nestes três dias. O exemplo de democracia e respeito à pluralidade que testemunhamos, tenho certeza, se multiplicará em muitos bons frutos”, afirma.

Para o presidente da mesa diretora do evento e coordenador da 4ª Região Fiscal (RF), Weber Fadel, a participação dos colegas na reunião refletiu o grande interesse da categoria em prol de um futuro próspero para os Analistas-Tributários. “Foi um evento esplêndido, com debates de alto nível e de uma cordialidade digna de destaque. Com a participação ativa dos colegas, o que vimos foi uma sinergia em que o Analista-Tributário estava acima de todos interesses. Tenho a certeza de que foi gerado um produto riquíssimo que germinará o Planejamento Estratégico da categoria a qual orgulho-me de pertencer”, destaca Fadel.

O 2º vice-presidente da mesa e coordenador da 9ª RF, José Carlos Mazzei, ressalta que a colaboração e participação dos colegas ao longo do evento foram exemplares. “Para quem estava na mesa, a percepção foi ótima. Os participantes da Plenária colaboraram o tempo todo, entenderam a necessidade de algum regramento, ajudaram na condução e com sugestões. Só podemos agradecer e parabenizar a todos”, avalia Mazzei.

Durante a Plenária Nacional, os ATRFB analisaram e votaram diversas teses apresentadas pelas Delegacias Sindicais do Sindireceita em todo o país. Os participantes também debateram amplamente temas como o fortalecimento das atribuições e do espaço de trabalho do Analista-Tributário na Receita Federal, por meio do Mapeamento de Processos de Trabalho; a implementação da gratificação por qualificação; melhorarias na relação remuneratória do cargo, e ocupação das atividades de maior complexidade na Receita Federal, especialmente nas áreas de TI, Cobrança, Arrecadação e Aduana.

Na oportunidade, foram apresentadas ainda teses com o objetivo de incentivar os Analistas-Tributários a assumirem, sempre que possível, os cargos de chefia; a participar e aprimorar o Teletrabalho; a buscar uma melhorar qualificação técnica e acadêmica, e a aprimorar a comunicação com a sociedade, defendendo o Estado, enquanto formuladores das políticas tributárias e aduaneira.

 

CONFIRA ABAIXO OS DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES 

 

“A Plenária Nacional foi um evento pioneiro e extremamente importante para os Analistas-Tributários. As discussões foram feitas em um ambiente de muito respeito e alto nível, onde as ideias puderam ser debatidas com ampla participação da plenária. Ao final do evento, senti que a minha confiança em nossa luta aumentou e reacendeu em mim a esperança de que juntos somos mais fortes e venceremos” 

Renato Alexandre Cardoso (DS Contagem/MG)

 

“Parabenizo os organizadores e coordenadores do evento, que ocorreu num ambiente maduro, levantando e conduzindo questões essenciais ao nosso cargo, com a devida importância que já tem hoje, visando o fortalecimento do nosso papel, tanto para o público alvo, quanto para a Receita Federal. Foi um pequeno passo, mas as longas caminhadas começam com um primeiro passo e buscam chegar ao objetivo. Parabenizo, também, todos os participantes pelo grande evento realizado”.

Iliana Maria Sardinha da Silva (DS Campo Grande/MS)

 

“Parabéns aos organizadores e aos participantes pelo altíssimo nível do evento”.

Tania Fonseca (DS Natal/RN)

 

“Gostaria de deixar registrado a minha honra e a felicidade de participar da primeira Plenária Nacional do Planejamento Estratégico, da qual destaco a urbanidade e o altíssimo nível dos debates em que todos, dos mais novos aos mais experientes, se sentiram à vontade para expor suas opiniões sem restrições e com respeito mútuo. O evento foi salutar e edificante para todos”

Brenner Chaves de Melo (DS Goiânia/GO)

 

“É com felicidade, e mesmo com surpresa, que dou os parabéns à base de Analistas-Tributários e ao grupo de coordenação, que mesmo com pouco tempo um projeto de tal tamanho e tendo um cenário tão adverso por conta das contingências que vive a categoria, conseguiram concretizar uma Plenária Nacional de excelente qualidade e com ótimas expectativas de bons frutos que advirão com os desdobramentos deste importante projeto. Parabéns a todos”

Fernando Jorge Lopes Gonçalves (DS Rio de Janeiro/RJ)

 

“É a primeira vez que participo de um evento de nível nacional do Sindireceita. Quando fui convidado para participar deste evento, fiquei preocupado, mas aceitei o convite. Eu não tinha ideia de como eu seria útil, se eu iria me sentir à vontade para expor o meu ponto de vista, se eu iria, de certa forma, contribuir para o evento. Mas as minhas expectativas foram superadas. Fiquei muito satisfeito com o evento em todos os seus aspectos e muito feliz por ter sido ouvido pelos demais participantes, mesmo eu sendo um principiante. Agradeço a todos e me sinto seguro para falar a todos os Analistas-Tributários que é muito importante que estejamos filiados e participemos ativamente das atividades do nosso Sindicato”.

Dino Sane Constantino Guimarães (DS Palmas/TO)

 

“Fiquei muito satisfeito pela participação neste evento do Planejamento Estratégico do Sindireceita. O grupo que organizou, tabulou, sistematizou e conduziu os trabalhos nos três dias que ocorreu o evento tem todos os méritos que eu possa manifestar. A participação dos colegas mais antigos deu o ritmo dos debates e os mais novos nesses eventos do Sindireceita abrilhantaram com novas maneiras de interpretar as coisas e assuntos de interesse da categoria. Para mim foi muito positivo, o resultado certamente será ótimo e a apresentação do relatório final na AGN será de muito proveito. Fiquei muito grato por participar desse evento. Muito obrigado”.

Reginaldo Fernandes de Souza (DS Santos/SP)

 

“O Planejamento Estratégico foi um evento que proporcionou à classe dos Analistas-Tributários um crescimento tanto sindical, como profissional”.

Maria Hozana Braga Palma (DS Santarém/PA)

 

“Eu fiquei satisfeita com esse evento, sendo a primeira Plenária Nacional do Planejamento Estratégico e me senti verdadeiramente representada, pois os temas que foram debatidos, foram os que os próprios Analistas elegeram. Ou seja, um evento democrático em que foi possível conhecer os anseios e as ideias de cada um para um objetivo comum, que é o fortalecimento o cargo”.

Silvana Souza Silva (DS Cuiabá/MT)

 

“Brilhante evento com desenvolvimento dos trabalhos dentro da democracia e transparência. Debates dentro de uma total e irretocável urbanidade. Coordenação de todo o evento dentro de alto nível desde a organização, equipe de apoio, horários, etc. Impecável. Parabéns a todos que participaram”.

Sonia Maria Oliveira de Sousa (DS Uruguaiana/RS)

 

“Considero muito proveitoso o evento e me enriqueceu muito. Acho que o ponto principal deste evento é mostrar aos colegas a necessidade de nos identificarmos perante a sociedade. Nós somos, também, células da Receita Federal e não somente os AFRFB. Vamos mostrar a nossa cara. Identifique-se. Sou ATRFB”.

Aristides Antônio da Silveira Filho (DS Montes Claros/MG)

 

“Minha visão da Plenária é que foi um fórum muito produtivo, em que foi dada a oportunidade para todos os representantes se manifestarem com suas opiniões. Recomendo a realização de mais fóruns deste tipo como forma de incrementar a participação das bases no processo de elaboração de ações para o Sindicato. Parabéns aos participantes, à equipe de apoio e à organização deste evento de alto nível”.

Fabiana Figueiredo Stellet Takesako (DS SAE/SBC)

 

“Após 10 anos participando de encontros (AGN, CNRE, etc.), organizados pelo Sindireceita, venho aqui manifestar meu elogio pelo sucesso e pela cordialidade que existe entre todos os participantes do evento, que ocorreu nesse final de semana, em Brasília. Que venham outras plenárias ao nível do Planejamento Estratégico. Estamos todos de parabéns”

Marco Antônio Lopes Avelino (DS Manaus/AM)

 

“O evento reafirmou a importância do Analista-Tributário para a atividade da RFB. Trouxe um sentimento de pertencimento e defesa da categoria e da instituição Receita Federal do Brasil”.

Arlindo Salazar Souza Filho (DS São Luís/MA)

 

“Novas ideias, novas cabeças e um ótimo resultado. O evento representou muito mais do que uma lista de proposições. É uma renovação de expectativas, de ânimo e de lideranças no Sindicato”.

Cesar Alaor Elsenbach (DS Santa Maria/RS)

 

“Parabenizo a DEN-Sindireceita pela oportunidade de discutirmos temas de grande relevância aos ATRFB”.

Romero Torres Parreira (DS Governador Valadares/MG)

 

“Um evento de alto nível, que mostrou a evolução da categoria ao longo do tempo, trazendo novas cabeças pensantes no sentido de aprimorar a atuação do Sindireceita. Meus parabéns à organização”

Marcos Venicio Viana Silva (DS Teresina/PI)

 

“Parabéns à organização e principalmente aos participantes pelo alto nível do evento e comprometimento com a categoria”.

Newton Machado de Almeida (DS Rio Grande/RS)