20150309_200136_1

A DRF Receita Federal em Porto Velho, por intermédio do servidor Francisco Pinto de Souza, representante de Educação Fiscal, promoveu, nos dias 9 e 10 desse mês, palestras de Educação  Fiscal com enfoque na legislação e Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física-IRPF, na Cidade de Guajará-Mirim, a cerca de 340 km da Capital. Também, houve entrevistas à emissoras de rádio.

No dia 9, das 14h30 às 17h30, o evento foi na se de Associação Comercial da Cidade, para cerca de 28 profissionais contábeis. O palestrante falou, inicialmente, sobre o Cadastro das Pessoas Físicas-CPF e disse que hoje é possível o cidadão fazer a inscrição gratuita na página da RFB, desde que tenha 18 anos de idade e possua título de eleitor.

Na sequência, Francisco Pinto abordou o histórico da legislação do IRPF, conceituou a Declaração de Ajuste Anual, dependentes, deduções, Ganho de Capital, Rendimentos Recebidos Acumuladamente, e Malha Fiscal.

20150309_194441_1

À noite, a partir das 19h30, o Representante de Educação Fiscal, falou a uma plateia de cerca de 80 professores e acadêmicos do Curso de Direito e de Administração da Universidade Federal de Rondônia, Campos de Guajará-Mirim.

Numa palestra bem animada e descontraída, abordando os mesmos temas já informados acima, Francisco Pinto incentivou o público a conhecer os serviços disponíveis na página da RFB na Internet, dando destaque para a inscrição do CPF, consulta e impressão da 2ª via do comprovante. Os professores e acadêmicos participaram ativamente com dezenas de perguntas que foram prontamente respondidas.

20150309_194340

O Diretor do Campos da Unir no Município, Dr. George Queiroga Estrela, agradeceu ao palestrante e disse que pedirá a presença de representante da Receita em novos eventos da Instituição de Ensino.

O servidor participou ainda de entrevistas a duas emissoras de rádio. Ele gravou por uma hora entrevista à Rádio CBN de Guajará-Mirim, e prestou informações sobre os serviços da RFB disponíveis em sua página na Internet, legislação e declaração e Malha Fiscal, dentre outros temas. A outra entrevista, de meia hora, foi à Rádio Educadora de Guajará-Mirim, abordando os mesmos assuntos.

 

Fonte: Delegacia da Receita Federal em Porto Velho.