É sua atribuição verificar a tempestividade de recursos durante o processo de certificação de Operador Econômico Autorizado
para empresas que atendam aos requisitos

Com o objetivo dar conhecimento e ampla visibilidade às atribuições dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita lança a campanha “Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil – Essas são suas atribuições”.

Com a campanha “Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil – Conheça suas atribuições”, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita conclama todos os Analistas-Tributários a contribuir para ampla divulgação de nossas atribuições e da importância do trabalho que realizamos para a Receita Federal e para o país.

Todas as semanas, serão disponibilizados no site e nas redes sociais do Sindicato banners, cards e informações detalhadas sobre as principais atribuições dos Analistas-Tributários. O conteúdo da campanha também possibilitará o acesso direto aos descritivos completos das atribuições dos Analistas-Tributários, conforme o Mapeamento de Processos de Trabalho.

Mais do que nunca, é hora de mostrar à sociedade o valor do nosso trabalho e a importância de nossas atribuições para o Estado brasileiro.

Compartilhe em suas redes sociais as ações e os materiais da campanha “Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil – Conheça suas atribuições” e informe ao seu representante sindical qualquer situação de “desvio de função”.

Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita

Veja aqui as tabelas dos resumos dos descritivos do Mapeamento de Processos de Trabalho “Certificação OEA”, “Monitoramento OEA” e “Análise de recursos OEA”

Veja o Descritivo do processo 04.02.01.01.01. Certificar como OEA

Veja o Descritivo do processo 04.02.01.01.02. Monitorar o Operador Econômico Autorizado

Veja o Descritivo do processo 04.02.01.01.03. Analisar recursos do OEA

Veja o conjunto de atribuições dos Analistas-Tributários no controle aduaneiro

Atribuições dos Analistas-Tributários nas atividades de importação

Descritivo do processo – 04.03.02.01-02. Realizar conferência aduaneira

Descritivo do processo – 04.01.01-01.02. Realizar verificação física

Descritivo do processo – 04.01.01-01. Realizar despacho aduaneiro de importação

Descritivo do processo – 04.04.01. Gerenciar riscos operacionais aduaneiros na importação

Descritivo do processo – 04.01.03. Efetuar controle de carga

Descritivo do processo – 04.02.03. Realizar investigação de origem de mercadoria

Descritivo do processo – 04.04.05. Gerenciar riscos operacionais aduaneiros no controle de carga