A evolução das free shops, o desenvolvimento da vitivinicultura e a segurança nas áreas fronteiriças em tempos de pandemia. Esses serão alguns dos aspectos abordados durante o VII Seminário Fronteiras do Brasil, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) nos próximos dias 18, 19 e 20. Em sua sétima edição e já consolidado como um dos principais eventos sobre as regiões fronteiriças do País, o seminário tem como tema este ano “Inteligência, integração e oportunidades de desenvolvimento”.

O seminário conta com o apoio do Sindireceita. O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas vai participar da conferência de abertura, que será realizada nesta quarta-feira, dia 18, às 18h30. O evento será transmitido pelo canal do IDESF no Youtube a partir das 18h30. Para acompanhar o seminário acesse o link https://youtu.be/htHydEyYHZ4

A cerimônia de abertura terá participação do Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional/GSI da Presidência da República, Brigadeiro do Ar, Ary Soares Mesquita. O Brigadeiro também é coordenador do Programa de Proteção Integrada de Fronteira (PPIF). O primeiro dos três painéis realizados ao longo do evento trata dos “Mercados ilegais – análise de vulnerabilidades nos diferentes modais” e terá participação de representantes do Brasil, Argentina e Paraguai. Pelo Brasil, o palestrante será o diretor executivo da PRF, José Lopes Hott Junior, em abordagem sobre “O enfrentamento ao tráfico de drogas nas rodovias federais”.

O evento terá outros dois painéis, com palestras e debates. No dia 19, o tema será “Segurança integrada de fronteiras” e no dia 20, “Presente e futuro – perspectivas de desenvolvimento”. Neste último, entram em pauta temas relacionados ao desenvolvimento, tais como a evolução do turismo da vitivinicultura nas fronteiras gaúchas e as perspectivas trazidas pelas lojas francas para a região fronteiriça.

O VII Seminário Fronteiras do Brasil tem transmissão via plataforma Zoom.

Veja programação completa e faça aqui sua inscrição gratuita