Os Analistas-Tributários que participam em Brasília da LXX edição da Reunião do CNRE, realizaram, concomitantemente à reunião, mobilizações contra a reforma da Previdência Social. Além do trabalho parlamentar no Aeroporto de Brasília, os conselheiros também participaram dos atos promovidos pela Pública Central de Servidores, pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) na sede da Previdência Social pela manhã e no Museu da República durante a tarde.

O Sindireceita manteve a convocação para a mobilização nesta terça-feira, 05/12, mesmo com o recuo de algumas centrais sindicais. Durante todo o dia, os Analistas-tributários de todo o Brasil realizaram e participaram de atos, assembleias, plenárias para demonstrar indignação com a perda dos direitos representada pela PEC 287, que propõe a reforma da Previdência.

No Aeroporto de Brasília, o trabalho parlamentar foi de abordagem aos parlamentares que desembarcam na capital federal. Os diretores Sérgio de Castro (de Assuntos Previdenciários) e Breno Rocha acompanharam os Analistas-tributários de todo o Brasil nas abordagens.

No edifício sede da Previdência Social, os diretores Ricardo Ramos (de Formação Sindical e Relações Intersindicais) e Odair Ambrosio (de Comunicação Social) acompanharam os ATRFBs. O diretor Odair Ambrosio participou ao vivo da programação da TV do Servidor.

No seu discurso durante a mobilização, Ricardo Ramos destacou a necessidade de pensar em aumento da receita e não apenas em corte de despesas, incluindo o acerto de contas com empresas devedoras do Fisco. “Urge uma ampla reforma tributária e não essa açodada reforma da Previdência oportunista. Urge aumentar a arrecadação, cobrando com eficiência créditos tributários já constituídos. Temos propostas que podem aumentar a arrecadação, sem aumentar a carga tributária. Estas propostas estão no “Brasil sem Crise” e na “Proposta de Tributação da Economia Subterrânea”, ambas construídas pelos Analistas-Tributários da Receita Federal”, disse.

À tarde, os ATRFBs realizaram mobilização na praça do Museu Nacional em Brasília. O diretor Odair Ambrosio lembrou que Analistas-Tributários de todo o país estão mobilizados nesta terça-feira, 5 de dezembro, realizando atos públicos em suas cidades. “Nosso objetivo é alertar a sociedade sobre os impactos nocivos que a PEC 287 e demais medidas anunciadas pelo governo federal podem acarretar à Administração Pública e à prestação de serviços essenciais à população. Abrimos várias frentes de trabalho e estamos participando ativamente das mobilizações tanto em Brasília quanto nas bases em cada estado”, afirmou. Vários Analistas-Tributários que participam do CNRE em Brasília participaram ativamente da discussão.