Analistas-Tributários da Receita Federal participaram na última quinta-feira, dia 31, durante fiscalização de rotina no âmbito da Operação Muralha, de ação conjunta com o Exército Brasileiro e o Batalhão de Polícia de Fronteira, que resultou na retenção de mais de R$ 60 mil em mercadorias importadas.

A retenção ocorreu por volta de 23h, quando equipes deram ordem de parada a um ônibus de linha Foz do Iguaçu-Maringá. Durante a inspeção, os servidores solicitaram ao motorista que abrisse um dos compartimentos do ônibus que estava trancado. O motorista se recusou a abrir o compartimento, alegando não possuir a chave do mesmo.

As equipes iniciaram um procedimento para destravá-lo. Então, o motorista apresentou a chave aos fiscais que, ao abrirem o compartimento, encontraram vários eletrônicos oriundos do Paraguai sem comprovação de importação regular.

Foi dada voz de prisão ao motorista por embaraço à fiscalização, ocultação de mercadorias descaminhadas e desacato à autoridade.

As mercadorias, avaliadas em mais de R$ 60 mil, foram encaminhadas à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu. O ônibus e os passageiros foram liberados. O motorista foi encaminhado à unidade policial competente. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)