As entidades representativas do Ciclo de Gestão e do Fisco Federal lançaram nesta quarta-feira (17/05), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro. O lançamento contou com a presença de aproximadamente mil servidores e de 18 deputados, e recebeu o apoio de vários parlamentares que mesmo sem poder comparecer fizeram questão de defender a iniciativa, entre eles, os deputados Carlos Alberto Souza (PP/AM), Tarcísio Zimmermann (PT/RS), Marco Maia (PT/RS), Paulo Pimenta (PT/RS), Wilson Santiago (PMDB/PR), Enivaldo Ribeiro (PP/PB), Moroni Torgan (PFL/CE) e João Fontes (PDT/SE).

Segundo o presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, o Movimento já está forte apesar de ser criado recentemente. ?Temos uma lista de várias entidades que querem aderir ao Movimento”, diz. Durante o lançamento, o presidente ressaltou também que o cidadão brasileiro está em primeiro lugar nesta luta. ?É o cidadão que paga os impostos, enfrenta as filas do INSS. Por isso, a solução proposta por este Movimento é valorizar os servidores de carreira porque só assim teremos um Estado forte, um país forte. Mas para que se tenha um Estado fortalecido é preciso que o governo ofereça boas condições de trabalho, salário justo e possibilite uma carreira estruturada ao servidor público?.

Para a presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rosa Maria Campos Jorge, cada um tem que fazer a sua parte. ?A luta deste Movimento não se faz só em um dia. Cada um de nós é um elemento de formação. Não podemos esperar que caia do céu. Temos que lutar pelos nossos direitos?, ressalta.

De acordo com o o presidente da União dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Fernando Antunes, o Movimento em Defesa do Estado Brasileiro ?é o início de uma nova época. Por isso não vamos aceitar rótulos. Somos trabalhadores e é isto que diremos à imprensa, ao Congresso Nacional e à sociedade. Este Movimento está apenas começando?.

Ao final do lançamento, os representantes e os demais participantes leram o manifesto. Ainda este mês o Movimento realizará mais duas mobilizações. Na próxima quarta-feira (24), integrantes das entidades se reunem em frente ao Ministério do Planejamento, em Brasília, para realização do “Dia Nacional de Valorização das Carreiras de Estado”.  No dia 31 maio estão previstas mobilizações em várias cidades do País e em Brasília.

O Movimento em Defesa do Estado Brasileiro é formado pelas entidades AACE, AFIPEA, ANESP, ANFIP, ASSECOR, ASSUP, FENAFISP, SINAIT, SINDVCM, UNACON, SINDIRECEITA, SINAL, ANPREV e SIPREV. As duas últimas aderiram ao Movimento recentemente.

Notícias do Boletim 093 de 18/05/2006

1. Movimento em Defesa do Estado Brasileiro é lançado na Câmara e conta com apoio do líder do governo
  2. Parlamentares manifestam apoio ao Movimento em Defesa do Estado Brasileiro
  3. Visita aos líderes