Note Anote Coisa & Tal

Presidente da DEN e secretário-adjunto tratam de melhorias na RFB
O presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, reuniu-se, no dia 28 de agosto, em Brasília/DF, com o secretário-adjunto da Receita Federal do Brasil, Valdir Moysés Simão. Durante o encontro, foram tratados assuntos como a padronização nos horários de atendimento da Receita Federal do Brasil, a necessidade de ampliação dos prazos para integração de procedimentos e processos de trabalho e de sistemas operacionais.

COBAP lança livro “Compromisso com a Seguridade Social”
O presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, e o diretor de Aposentados e Pensionistas, Hélio Bernades, participaram, no dia 22 de agosto, no Salão Negro da Câmara dos Deputados, do lançamento do livro “Compromisso com a Seguridade Social”, da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap). A publicação compreende um conjunto de análises que versam sobre economia, Seguridade Social e, especialmente, sobre Previdência Social. O livro é o resultado dos trabalhos efetuados pela assessoria da entidade e reúne informações e discussões que ocorreram no Fórum Cobap de Previdência Social, realizado em abril deste ano.

Analista participa do XI CongressoInternacional da ABRADT
O Analista-Tributário Francisco Pinto de Souza, da DRF/PVO participou do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Direito Tributário-ABRADT. O congresso deste ano, cujo tema foi a “Capacidade Contributiva”, foi realizado entre os dias 22 a 24 de agosto, em Belo Horizonte. O evento contou com a participação da presidente da ABRADT, Misabel Derzi, de ministros do STJ e do STF e dos procuradores da Fazenda Nacional. O secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, também participou do congresso e abordou o tema “Capacidade contributiva e administração tributária”.

Presidente do Sindireceita participa de Seminário da Coger
O presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, participou da abertura do 2º Seminário Nacional da Corregedoria-Geral da Receita Federal do Brasil (Coger/RFB), em Brasília, realizada no dia 20 de agosto. Durante uma semana, servidores e diversas autoridades discutiram a atuação das corregedorias e a inter-relação com outros órgãos de controle, como a CGU. Também fizeram parte do programa debates sobre a ética no serviço público e na administração tributária. Na ocasião, Antenor conversou com o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, sobre assuntos de interesse da categoria.

Analista lança livro “Alfândega de Porto Alegre – 200 anos de História”
O Analista-Tributário Márcio Ezequiel lançou, no dia 18 de setembro, no Auditório da IRF Porto Alegre/RS, o livro entitulado “Alfândega de Porto Alegre – 200 anos de História”. A publicação patrocinada pelo Sindireceita resgata a memória da Alfândega do século XIX até os dias de hoje, com a atual Inspetoria da Receita Federal de Porto Alegre/RS. O lançamento contou com a presença da diretoria da DS/Porto Alegre, do superintendente da 10ª Região Fiscal, Luiz Jair Cardoso, entre outras autoridades. Mais detalhes no blog do autor. Na foto, o delegado sindical de Porto Alegre, José Henrique S. Schitz, recebe seu exemplar autografado pelo autor.

Representantes do Sindireceita se encontram com parlamentares bolivianos
Representantes do Sindireceita se encontraram, no dia 22 de agosto, com senadores da Bolívia, que estavam visitando o Congresso Nacional. Durante o encontro, o grupo tratou de vários temas, como a integração dos dois países. Outro assunto discutido no encontro foi a abertura do pacífico por meio da construção de hidrovias, ferrovias e estradas, para ampliar o intercâmbio comercial do Brasil com a Ásia, o Peru, a Bolívia e os demais países do continente.