Foi lançado hoje, dia 05 de outubro, o Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito brasileiras (FGCoop), mecanismo que promete fortalecer ainda mais as cooperativas, além – é claro – de auxiliar na inclusão bancária de milhares de brasileiros. Esta é uma excelente notícia para os filiados do Sindireceita que aderiram ao ASAcred, uma instituição financeira singular de responsabilidade limitada sem fins lucrativos, que oferece as melhores soluções financeiras para os associados. Além disso, o V Fórum sobre Inclusão Financeira, promovido pelo Banco Central do Brasil, com apoio do Sistema OCB, será realizado hoje (05) e se estenderá até amanhã (06), em Fortaleza (CE).

O principal objetivo do FGCoop é evidenciar à sociedade a credibilidade que os sistemas de cooperativos de crédito efetivamente possuem, deixando os cooperados cada vez mais tranquilos sobre a solidez da instituição, mesmo em tempos de turbulências no mercado financeiro.

“Necessário se faz salientar que esse ganho só foi possível pelo empenho das equipes do Sistema OCB, representantes do Conselho Consultivo de Crédito, seu grupo técnico, Casa Civil e do Banco Central. Esse grupo vem atuando em harmonia para fortalecer, cada vez mais, essa ferramenta de desenvolvimento econômico e social: o crédito cooperativo”, enfatiza Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

Segundo ele, “o lançamento do FGCoop é visto por todo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo como um reconhecimento, por parte do Estado, de que o cooperativismo é um sistema competitivo, sólido e que reduz os desequilíbrios sociais, impulsionando a inclusão financeira e o desenvolvimento de arranjos locais”.

BANCO CENTRAL – Para o presidente do Banco Central, Alexandre Tombine o FGCoop dará segurança ao setor de crédito cooperativo. “A proteção – disse ele à Folha de São Paulo – é um dos três pilares da inclusão financeira, que inclui ainda a educação e a inovação”.

“Fortalecer a educação financeira é desafio e é estratégico para o Banco Central. É uma das principais ferramentas para consolidar a inclusão financeira e os ganhos sociais recentes”, afirmou.

Segundo ele, o Brasil avançou muito em inclusão financeira e, hoje, toda cidade conta com pelo menos um posto de atendimento bancário. “Observaremos importante evolução nas transações financeiras cotidianas”, disse.

PUBLICAÇÃO – Na semana passada, o Diário Oficial da União publicou a Lei nº 12.873/13 que, entre outros temas, viabiliza a criação do FGCoop.

ASSISTA AO VIVO – A programação do V Fórum sobre Inclusão Financeira pode ser acompanhada ao vivo, pela internet. Nesta quinta-feira, um dos grandes destaques será o painel sobre o papel das instituições não bancárias na promoção da inclusão financeira, que terá a participação do Coordenador do Conselho Consultivo de Crédito do Sistema OCB, José Salvino de Menezes. Assista! (Com informações do OCB).

Notícias do Boletim nº 211 de 05 de novembro de 2013

1. Sindireceita participa hoje de Audiência na CTASP sobre nomeação dos excedentes do concurso de Analista-Tributário
  2. Prazo para inscrição dos participantes do CNRE encerra-se dia 9 de novembro
  3. Analista-Tributário conquista terreno para Receita Federal em Batatais/SP