ATRFB_DESTAQUE

A DEN homenageia cada profissional da RFB, em especial aos Analistas-Tributários

Dia 17 de dezembro é o Dia do servidor da Receita Federal do Brasil e nesta data o Sindireceita quer parabenizar a todos aqueles que exercem as funções essenciais para que o Estado possa cumprir suas obrigações que dependem de arrecadação. O servidor da RFB é o responsável pela gestão e execução das atividades de arrecadação, lançamento, cobrança administrativa, fiscalização, pesquisa e investigação fiscal e controle da arrecadação administrada dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País.

São os servidores da Receita Federal os responsáveis por subsidiar o Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira. No controle aduaneiro, são também estes servidores que operam na linha de frente na prevenção e combate à sonegação fiscal, ao contrabando, ao descaminho, à pirataria, à fraude comercial, ao tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

Tamanha é a importância do servidor da Receita Federal que o faz merecedor de justa valorização por parte dos gestores públicos e destacamos aqui o trabalho realizado pelos Analistas-Tributários que se dedicam a inúmeras atividades que são essenciais ao País e à sociedade. Nos Centros de Atendimento ao Contribuinte, Agências, Delegacias, Alfândegas, Inspetorias, Superintendências e nas demais unidades, desempenhando atribuições, fundamentais para a Administração Tributária e Aduaneira e essenciais ao País e à sociedade.

O trabalho do Analista-Tributário é árduo e muitas vezes não compreendido por parte da sociedade, pouco reconhecido, mas que sempre é executado com profissionalismo, dedicação e compromisso. Marcas indissociáveis do trabalho dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, que não podem deixar de ser ressaltadas especialmente quando se celebra o Dia do Servidor da Receita Federal, dia 17 de dezembro.

O cargo de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, servidor de nível superior, que integra a Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil desde a sua criação, compõe o rol das Carreiras Típicas de Estado, justamente pela importância das atribuições desempenhadas por seus integrantes. Nosso profissionalismo nos incentivou a ir além das nossas tarefas cotidianas e sugerimos para os gestores dos recursos públicos ferramentas para para que o País possa enfrentar a crise fiscal sem a necessidade de aumento ou criação de novos impostos. Com o nosso trabalho temos condições objetivas de ajudar na superação dessa crise e as nossas sugestões são especificamente para o fortalecimento da Receita Federal do Brasil.

Os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil realizaram um criterioso estudo e reuniram um conjunto de propostas para ampliar a arrecadação e colaborar para o equacionamento da crise. As medidas que compõem o estudo “Alternativas para enfrentar a crise fiscal – Propostas dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, podem ser implementadas imediatamente sem a necessidade de mudanças legislativas ou qualquer custo extraordinário.

Com o objetivo de buscar a exelência no controle aduaneiros, os Analistas-Tributários realizaram o estudo “Controle de Fronteiras – Uma análise do abandono da Aduana brasileira”, produzido pelo Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita). Esse estudo integra o esforço dos Analistas-Tributários para ampliar no País as discussões sobre a necessidade urgente de fortalecimento do controle aduaneiro como meio para garantir mais agilidade ao fluxo do comércio internacional e, ao mesmo tempo, tornar efetivas as ações de fiscalização, vigilância e repressão ao contrabando, descaminho, pirataria e outros crimes transfronteiriços.

Nesta data tão importante para o conjunto dos servidores do órgão, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita presta uma homenagem a cada profissional, em especial aos Analistas-Tributários, ativos e aposentados que contribuem para construção de uma Receita Federal justa e forte.

Parabéns a todos os servidores da Receita Federal do Brasil.

 

Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita