Jorge MoreiraO Analista-Tributário e presidente do Conselho Estadual de Delegacias Sindicais do Estado do Paraná (CEDS/PR), Jorge Luiz Moreira da Silva, concedeu entrevista ao telejornal Paraná TV, 2ª edição, da RPC TV, afiliada da Rede Globo, e falou sobre declaração do Imposto de Renda.

A Receita Federal informou que o ritmo em todo o País para a entrega do IR está devagar. Na região noroeste, por exemplo, apenas 2 de cada 10 contribuintes fizeram a declaração. Em Paranavaí/PR, apenas 25% dos contribuintes entregaram o IR, em Cianorte/PR, apenas 27%. A pior situação é em Umuarama/PR, onde somente 22% dos contribuintes declararam o Imposto de Renda. “É bom que o contribuinte lembre que o prazo é dia 30 de abril e, caso a declaração não seja entregue, a multa pode variar de 2 a 20% sobre o imposto devido, sendo o valor mínimo de R$ 165,74”, explicou o Analista-Tributário.

Jorge Moreira também falou sobre a novidade deste ano para os contribuintes: a entrega da declaração do IR por meio de Tablet ou Smartphone. “É um projeto piloto da Receita Federal para 2013 e que, realmente, vai facilitar a vida do contribuinte que poderá fazer sua declaração em qualquer lugar”, destacou o Analista-Tributário.

Veja aqui a entrevista completa.

Notícias do Boletim nº 067 de 11 de abril de 2013

1. Planejamento afirma que atuará para solucionar o impasse do corte de ponto em 2012
  2. Atribuições – Sindireceita entrega documentação ao Grupo de Trabalho da SRT/MPOG
  3. PRECATÓRIOS RAV DEVIDA – PAGAMENTOS DE 2013
  4. Planejamento convocará os Analistas-Tributários aprovados no último concurso e poderá chamar todos os excedentes
  5. Deputado Newton Lima, membro do Parlasul, encaminhará moção para que a Aduana brasileira passe a funcionar 24 horas
  6. Sindireceita participará de Audiência Pública na Câmara para debater a valorização das carreiras típicas de Estado
  7. Presidente do CEDS/PR fala sobre declaração do IR
  8. Diretoria de Assuntos Jurídicos fala sobre as ações do Sindicato durante evento de Aposentados de SP
  9. Novas medidas adotadas em Foz do Iguaçu contemplam modelo de Aduana que o Sindireceita defende
  10. Sindireceita reúne-se com o Superintendente de Segurança da Infraero
  11. Sindireceita apoia projeto do IFC: “Caravana da Cidadania”
  12. PEC que restabelece o adicional por tempo de serviço entra na pauta da CCJ do Senado
  13. Novas orientações quanto a Declaração do Imposto de Renda decorrente de valores recebidos no precatório da RAV-Devida
  14. Novas ferramentas permitem o compartilhamento do conteúdo produzido pelo Sindireceita
  15. LVIII Reunião do CNRE: Assuntos Gerais constantes em Atas devem ser enviados até o dia 22 de abril
  16. Edital de Convocação de Assembleia Local – DS Paraíba
  17. Edital de Convocação – CEDS Minas Gerais
  18. Edital de Convocação Assembleia Local DS Itajaí/SC
  19. Edital de Convocação – DS Campinas
  20. Edital de Convocação Assembleia Local DS Paranaguá/PR
  21. Assembleia Local DS Florianópolis/SC
  22. Vagas para ATRFB’s e chefias
  23. Dicas Imposto de Renda: quem está obrigado a declarar em 2013?