Analistas-Tributários participaram de ações da Receita Federal de Foz do Iguaçu e Cascavel na última sexta-feira, dia 26, que resultou na retenção de veículos carregados com eletrônicos e azeite de oliva.

A primeira ação foi realizada em Corbélia, no Paraná. Os servidores abordaram um Fiorino com placas de Foz do Iguaçu. Durante a inspeção, foram encontrados vários galões de cinco litros de azeite de oliva argentino. O veículo foi escoltado até a Delegacia da Receita Federal em Cascavel e lacrado para posterior verificação.

 

Na sequência, outro veículo com placas de Belo Horizonte foi abordado no Posto Fiscal Bom Jesus, em Medianeira, Paraná. No seu interior havia diversos tipos de mercadorias, em sua maioria eletrônicos. O veículo foi encaminhado à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu e lacrado para posterior verificação por evidenciar destinação comercial. Estima-se que o valor total das mercadorias ultrapasse R$ 30 mil.

 

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR)