Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil vêm mantendo sua rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país durante a pandemia de coronavírus. Nesta quarta-feira (05) Analistas-Tributários atuaram na retenção de mais de 1,1 mil óculos importados sem nota fiscal no aeroporto do Galeão/RJ, alguns supostamente de marcas famosas como Carolina Herrera e Dior.

O material foi encontrado na bagagem de um passageiro em voo vindo de Guarulhos com destino final em Recife. Ao ser abordado, o homem declarou que não possuía nota fiscal nem a comprovação da regular importação das mercadorias, sujeitas, assim, à aplicação da pena de perdimento.

Analistas – Tributários da Seção de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Delegacia da Receita Federal em Boa Vista/RO realizaram ações de combate ao contrabando e descaminho entre a quarta-feira (30/07) e sábado (01/08) na fronteira Brasil/Guiana. Entre as ações, foram realizadas abordagens na BR – 401, na IRF Bonfim, e em conjunto com o Exército os Analistas- Tributários realizaram patrulhamento do rio Tacutu, que divide os dois países visando mapear os pontos de passagem clandestinos utilizados para o contrabando, descaminho, tráfico de drogas e passagem de veículos roubados (motocicletas).

 Durante ação de fiscalização da Alfândega da Receita Federal de Santos, Analistas- Tributários atuaram na apreensão de 129 kg de cocaína escondidos na porta de um contêiner no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (3). O material foi encontrado com o apoio de escâneres e cão de faro da Equipe K9. A droga foi entregue à Polícia Federal que prosseguirá com as investigações.

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.