A Diretoria de Assuntos Jurídicos do Sindireceita tem recebido nos últimos dias várias denúncias por parte de seus filiados acerca de um suposto advogado, que se diz do Sindireceita, informando a existência de valores a receber de uma suposta ação judicial e que, para que o repasse dos valores ocorra, o filiado teria que efetuar depósitos que variam entre R$ 10.000,00 e R$ 20.000,00 como adiantamento de honorários e/ou despesas judiciais.

Trata-se de uma nova tentativa de golpe. Verificou-se que o alvo principal são  aposentados e pensionistas. Alertamos para que todos fiquem atentos, evitando fornecer qualquer dado pessoal ao estelionatário.

A Diretoria Executiva Nacional informa que os precatórios ou requisições de pequeno valor – RPV   – oriundas de decisões judicias de causas conduzidas pelo Sindireceita, expedidas em nome dos filiados do Sindireceita, são depositados diretamente em conta judicial, não sendo necessário o depósito prévio de honorários ou outros valores.

O Sindireceita não adota, nem nunca adotou, a prática de cobrar o pagamento adiantado de honorários advocatícios de seus filiados.

Todos os procedimentos judiciais para recebimento de dinheiro de ações judiciais são acompanhados pela Diretoria de Assuntos Jurídicos do Sindireceita e por escritórios devidamente contratados pelo Sindicato, conforme amplamente divulgado. Portanto, os aposentados e pensionistas não devem atender a solicitações de desconhecidos.

Para tentar combater esse terrível crime, a Diretoria de Assuntos Jurídicos – DAJ  – registrou, na tarde de ontem, um Boletim de Ocorrência sobre a tentativa de estelionato (clique aqui) informando o ocorrido, anexando relatos recebidos dos filiados.

Sendo assim, a Diretoria de Assuntos Jurídicos do Sindireceita reforça a orientação aos filiados que redobrem a atenção e não repassem qualquer informação ou valores a essas pessoas e que, quando receber estas investidas, procurem colher o máximo de informações possível do estelionatário, encaminhando os dados colhidos para o e-mail juridico@sindireceita.org.br para que possamos juntar aos autos do Boletim de Ocorrência registrado perante a Polícia Civil do DF.

O Sindireceita reafirma o seu compromisso na defesa dos direitos de seus filiados e se coloca à disposição para sanar eventuais dúvidas, pelo telefone (61) 3962.2303 e/ou pelo e-mail juridico@sindireceita.org.br.